Serviços Contábeis


Esta área compreende as atividades ligadas a gestão do negocio do ponto de vista jurídico, legal e organizacional, com o objetivo de proporcionar segurança e sustentabilidade as operações da empresa, dando ênfase:

  1. Constituição e encerramento da empresa, considerando todos os passos a serem cumpridos para o seu registro, junto aos órgãos competentes e inicio das operações. Considerando as obrigações sociais, econômicas, tributárias e os tramites burocráticos. Realizando e constituindo, alterações contratuais, certidões negativas, pesquisas e outros serviços correlatos e resolução de pendências junto aos órgãos públicos.
  2. Contabilidade, processamento contábil com emissão de balancetes e balanços, emissão de relatórios gerenciais, emissão dos livros legais (Diário, Razão, Lalur, etc.) e preparação da Declaração de Imposto de Renda. O processamento contábil inclui a conferência, classificação, inserção e conciliação da documentação e contas. Atender as solicitações e consultas dos clientes.
  3. Fiscal, escrituração fiscal de ICMS, IPI e ISS, apuração de impostos, registro de livros (entradas, saídas, apuração dos impostos, termo de ocorrências, etc), atendimento a obrigações acessórias (SINTEGRA, SPED, DES, DAPI, DACON, DCTF, DIPJ, etc).
  4. Pessoal, admissões, rescisões, férias, folha de pagamento, cálculo e apuração de encargos trabalhistas, emissão dos contracheques e demais recibo, atendimento a obrigações acessórias (GFIP, RAIS, CAGED, DIRF, etc.) e demais obrigações e assuntos trabalhistas e previdenciários.
  5. Planejamento estratégico do negócio, trabalho no qual é identificado todos os pontos relacionados à atividade da empresa que contribuirão para a tomada de medidas necessárias a se alcançar os objetivos definidos para o negocio, considerando a organização de todos os recursos disponíveis para se obter o resultado esperado, a partir de decisões a serem tomadas pelos gestores, tais como:
    1. Projeção dos negócios da empresa com base:
      1. Mercado, concorrente e competitividade da empresa;
      2. Estrutura operacional e controle administrativo;
      3. Necessidade de investimento em capital de giro e patrimonial;
      4. Situação patrimonial e de resultado.
      5. Identificação de procedimentos que originam problemas financeiros, implementação de processos administrativos inadequados, tais como:
        1. Investimentos em ativos patrimoniais efetuados com recursos de capital de giro;
        2. Descontrole operacional por falta de instrumentos adequados de gestão;
        3. Processo de tomada de decisão complexa e demorado.
           
  6. Revisão, avaliação e auditoria de controles internos, trabalho no qual é realizada uma avaliação da situação organizacional da empresa do ponto de vista da performance utilização e funcionamento dos controles internos, tendo como objetivo:
    1. A partir de um diagnostico inicial, identificar os pontos críticos de controle e estabelecer as possibilidades de melhoria do funcionamento dos controles existentes;
    2. Revisão do fluxo de informações e documentos e avaliar as parametrizações dos controles integrados;
    3. Acompanhar a implementação das propostas de melhoria e avaliação dos resultados.
       
  7. Controle do Ativo Patrimonial, trabalho no qual é realizada uma avaliação da situação patrimonial da empresa através de inventários físicos, em conferência com registros patrimoniais, contábeis e respectiva documentação fiscal, tendo como objetivo:
    1. A partir da atualização do controle patrimonial garantir o controle sobre a movimentação dos bens e o respectivo registro da sua movimentação, tais como:
      1. Controle da movimentação de aquisição, transferência e baixa dos bens patrimoniais;
      2. Controle do cálculo da depreciação e amortização dos bens;
      3. Reconhecimento e controle dos investimentos patrimoniais;
      4. Reconhecimento e controle do Teste de Recuperabilidade (Impartiment) dos ativos tangíveis e intangíveis, conforme prevê as novas práticas contábeis;
      5. Aproveitamento dos impostos recuperáveis (ICMS, PIS e COFINS), nas operações com ativos imobilizados;
      6. Planejamento da carga tributaria (IRPJ e CSLL) mediante reconhecimento, no resultado, das depreciações e amortizações.


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